Conheça os principais acontecimentos que marcaram a história do nosso clube!
Dois amigos e o sonho de um clube
Dois amigos, um terreno em Arujá de 10 alqueires e a ideia de construir um espaço onde os japoneses, seus filhos e netos poderiam se divertir e criar amizades. Essa foi a sementinha do que se tornaria o nosso clube.
O restaurante do Cine Niterói, na Liberdade, foi o palco das primeiras discussões em torno dessa ideia entre os amigos Katsuzo Yamamoto e Soichiro Motoie. E no dia 06 de abril a subscrição de sócios-fundadores foi iniciada.
O nascimento oficial: a assembleia de constituição do clube
Os 50 primeiros sócios foram arregimentados rapidamente e no dia 04 de julho foi realizada a assembleia de constituição do clube. Nascia, oficialmente, o Nippon Country Club! Um clube voltado não só para a comunidade japonesa, mas para todas as famílias!
Sob chuva, era lançada a pedra fundamental do Nippon
A pedra fundamental foi lançada no dia 18 de dezembro, sob a chuva e as lágrimas do discurso emocionado de Yamamoto. O sonho, construído ao lado do amigo Motoie e dos primeiros 50 sócios, começava a sair do papel!
Dois anos após o lançamento da pedra fundamental a primeira obra do clube foi inaugurada: o Ginásio Poliesportivo, sob o comando do engenheiro Sadao Kayano, com uma cobertura toda em madeira. Os pesados arcos foram montados no chão e cada vez que era preciso içar um novo arco até o seu lugar, uma verdadeira força tarefa era realizada, com a ajuda dos funcionários da Sadokin, uma das empresas de Yamamoto. A área marcou o início das primeiras atividades do clube, dando espaço às festas e bailes, e funcionando como foco de atração dos novos associados.
Enquanto novos sócios iam chegando, uma nova área do clube foi inaugurada, no aniversário de São Paulo, 25 de janeiro: a piscina semiolímpica, de 25 metros, um momento muito aguardado pelos associados. Além de ser uma grande obra, já que também foi construído ao mesmo tempo ali uma piscina infantil e um vestiário, nas vésperas da inauguração, uma grande seca atingiu a região e foram necessários muitos esforços para enchê-la.
O primeiro Undookai do clube foi realizado no mês de maio de 1965, em homenagem ao Dia dos Meninos. Nos primeiros anos a festa foi realizada pela Associação dos Lojistas da Liberdade –
hoje conhecida como ACAL, depois o próprio Nippon passou a organizar a festa. O Undookai dos anos 60 não é muito diferente da festa dos tempos atuais. A maioria das provas ainda privilegia a força de vontade para superar barreiras e os próprios limites.
Para atrair mais associados, o clube começou a realizar grandes festas e logo se tornou referência em bailes, atraindo jovens do interior e da capital. O primeiro grande evento foi a Festa Junina. O Carnaval Matinê também começou nessa época, assim como o Dizô Matsuri, atualmente, Nippon Fest. Até hoje o Nippon é o único clube da América do Sul a fazer uma festa em homenagem ao Dizô-Sama.
Com novos sócios chegando a cada dia, o clube passou a ampliar seus atrativos e muitos esportes tiveram início nessa década como vôlei, futebol, rúgbi, bocha e tênis de mesa, reunindo excelentes técnicos e atletas de destaque. Nos anos 1970 nascia também um dos esportes mais praticados do Nippon, o tênis de campo, com a inauguração das primeiras quadras. Hoje, o clube dispõe de uma das melhores infraestruturas para a prática do esporte no país, com 20 quadras e uma ampla sede.
Na área social, nascia o Departamento Feminino, com cursos de ginástica, ikebana e balé. Mais tarde, surgiram também os cursos de culinária, cerâmica, tricô e crochê, além de aulas de dança de salão, jazz, ginástica aeróbica e localizada. O Departamento também foi responsável pela criação do Berçário do clube, uma forma de oferecer as mamães do Nippon uma comodidade adicional.
Após 20 anos da sua fundação e muitas benfeitorias, o Nippon chegava à marca de 8 mil famílias associadas, que encontravam nesse cantinho de Arujá um lugar para se divertir e, principalmente, fazer novas amizades. E nessa década, o clube seguiu em expansão, inaugurando novos departamentos, como o de Natação e Gueitebol, e desenvolvendo novas atividades, como o Salão de Jogos, o 1º Torneio de Karaokê, a prática do Soft Tênis e até um Torneio de Videogame, para celebrar o Dia das Crianças.
Outra novidade importante na década de 80 foi a construção do Hotel, inaugurado em 1985. Uma obra necessária para um clube que estava crescendo e recebendo diversas delegações estrangeiras. Em 2014, o Hotel passou por uma grande reforma, trazendo mais modernidade e conforto às suas instalações. Além das delegações esportivas, o Nippon House também é uma excelente opção para os sócios que desejam um momento de paz e descanso.
No Nippon, a década de 1990 é de grande transformação. Após mais de 30 anos à frente do clube, Katsuzo Yamamoto passa a presidência para Sadao Kayano, que aprova um novo Plano Diretor de Modernização do Nippon. Nos anos seguintes, diversas obras são inauguradas como o Núcleo II, as piscinas aquecidas, as quadras cobertas do Gueitebol, a arquibancada coberta do Campo de Futebol, a iluminação das quadras de tênis e o lago de pesca e com ele o departamento. O Basquete também surge nessa época no clube, assim como o Karatê. No final da década nasce também o Departamento de Handebol e o Movimento Jovem (MOVI), por iniciativa de um grupo de jovens liderados por Claudio Sassaki, inspirados no Movimento de Menores do Peru.
Em 1997, uma área de 58 mil metros quadrados foi adquirida perto da sede, o local já contava com um campo de beisebol, arquibancada e vestiários. A partir dessa nova conquista para o clube, muitos sócios se inscreveram para praticar o beisebol e o softbol. No ano seguinte, A Associação Cultural e Esportiva Blue Jays, de São Bernardo do Campo, propôs uma fusão com o Nippon. Nascia, naquele momento, o Nippon Blue Jays! Que de lá para cá vem colecionando títulos em diversas categorias, além de ser um berço de novos talentos, com diversos atletas do beisebol e do softbol se destacado no cenário internacional. Os associados também passaram a desfrutar de uma outra área, de 200 mil metros quadrados, em Itaquaquecetuba, para a prática do esporte.
Com a ampliação dos esportes no clube, um ginásio já não era mais suficiente para atender a tantas modalidades. Assim, também em 1997, o Nippon inaugurou o Ginásio Poliesportivo 2, com a participação de dirigentes de clubes nipo-brasileiros e representantes do Peru, Uruguai, Paraguai e Argentina. Em 2019, após passar por diversas reformas, o espaço recebeu um novo nome, em homenagem a um dos nossos fundadores: Ginásio Koitiro Hama.
Os anos 2000 começam no Nippon com relevantes conquistas no esporte. Muitos departamentos nascem nessa década como o Cultura e Artes, Escotismo, Melhor Idade, Atletismo, Badminton, Mallet Golf, com a inauguração do campo de minigolfe, e Artes Marciais, que além do karatê passa a englobar novas modalidades como o judô.
Os eventos tradicionais como Undookai, Nippon Fest e Festa Junina são ampliados, com novas atividades e praça de alimentação comandada pelos departamentos, atraindo ainda mais público. O Acantonavolley, evento que reúne jovens e crianças em um acampamento mágico, tem a sua primeira edição em janeiro de 2001.
Após 16 anos de presidência, Sadao Kayano passa o posto para Valter Sassaki, que assume em 2009 após ter sido vice-presidente e diretor de esportes do clube. Nesse mesmo ano, tem início o Projeto de Inclusão Digital no clube, em parceria com o Instituto Paulo Kobayashi e coordenação do General Akira Obara, com o objetivo de ensinar noções de computação e internet para os associados da terceira idade.
Muitas melhorias foram realizadas nessa década e novos espaços foram criados, dando cara nova ao clube! Tivemos a inauguração da sede do Taikô, do Mallet Golf, da ciclovia e da Praça Fitness. Reformamos o restaurante, o espaço gourmet, os quiosques, a sede do Bocha e do Tênis de Campo. Já no final da década, focando na expansão e consolidação do Nippon como um dos maiores clubes de campo do Brasil, o Nippon adquiriu o clube do Banco de Tokyo.
Nessa década, o Nippon se dedicou às nossas crianças e adolescentes, inaugurando vários espaços e projetos voltados para eles. Como o nosso Parque Infantil, um centro de lazer, com projetos paisagístico e arquitetônico, totalmente voltados para a diversão das crianças, que se tornou realidade em 2010, graças à colaboração voluntária de nossos associados. O Espaço Família, inaugurado em junho de 2018, nova área totalmente pensada para o conforto e bem-estar das famílias do clube. Englobando um berçário, com toda a estrutura para as mamães e os nossos pequenos, uma brinquedoteca, que recebe diversas atividades e oficinas, além de uma divertida pista de minicarros. Além da inauguração da Sede do Escotismo, em 2019, possibilitando ao GE Nippon 300 desenvolver suas atividades com mais autonomia e conforto.
Em 2016, também lançamos um projeto focado em nossos jovens, a Academia do Futuro, que tem como objetivo auxiliar na formação ética e moral dos jovens, por meio de atividades empreendedoras, que propiciem experiências transformadoras.
No ano em que completamos 60 anos de existência, fomos surpreendidos por uma pandemia global, que abalou e desafiou todo o mundo. Em fevereiro de 2020, antes do início da pandemia no Brasil, o Nippon foi sede da maioria das modalidades da 24ª Confraternização Desportiva Internacional Nikkei, a Confra, uma das principais competições esportivas nikkeis do mundo. Com o início da pandemia, o clube passou a se adequar às novas regras, realizando diversas atividades de maneira virtual e seguindo um rigoroso protocolo sanitário. Em 2021, após 12 anos à frente do clube, Valter Sassaki deixa a presidência do Nippon, em seu lugar assume Rubens Kamoi, que era diretor Social do clube desde 2007.
Após retomar suas atividades esportivas e sociais de maneira segura e gradual, ao longo de 2021 e 2022, o Nippon passou a investir na melhoria de suas instalações: inaugurou, em outubro de 2021, o Salão de Festas Infantil, com capacidade para até 100 convidados e uma excelente infraestrutura; em maio de 2022 a Piscina Recreativa, totalmente reformada, com cascata e climatização; um novo sistema integrado, com totem de autoatendimento e reconhecimento facial na entrada do clube e nas piscinas, para facilitar e agilizar a vida do sócios no dia a dia do clube; um novo Jardim Japonês, em frente ao Hotel do clube, em setembro de 2023, oferecendo mais um cantinho especial em nosso clube, de paz e contato com a natureza; e, finalmente, em outubro de 2023, a Praia do Bosque, um lindo projeto em nosso Parque Aquático com direito a chafarizes, 18 bicos de hidromassagem, 24 hidrobolhas, duas saunas e dois super baldes malucos, que despejam sobre os banhistas 3 mil litros de água.
Quer conhecer a nossa história com ainda mais detalhes? Confira o nosso livro comemorativo: “60 Anos de sucesso, caminhando para o futuro. 1960 a 2020”.